O YOGA

“O que for a profundeza do teu ser, assim será o teu desejo.O que for o teu desejo, assim será a tua vontade.O que for a tua vontade, assim serão os teus atos.

O que forem teus atos, assim será o teu destino.”

Brihadáranyaka Upanishad, IV: 4.5.

O Hatha Yoga é uma prática milenar que surgiu na Índia. A raiz do termo – JUG – significa juntar, unir, ligar. Simplificadamente, Yoga seria a união entre nosso corpo, nossa mente e nossas emoções; entre nossa alma individual e nossa alma universal . Tendo a mente e o corpo como aliados – e não como inimigos entre si – surge a possibilidade de estarmos em perfeita sintonia com os nossos aspectos internos e externos: saúde, flexibilidade e fortalecimento do corpo físico, associados a um estado de tranqüilidade, concentração e clareza mental.

Em termos físicos, o que torna o Yoga único é o fato dele não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. Além disso, ele coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos. As costas, peito, sistema digestivo e pulmões são os mais beneficiados pelos exercícios, uma vez que o processo de enrijecimento (devido à inatividade, ao cansaço, à postura incorreta e ao envelhecimento) é revertido. A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão do cotidiano.;;;;;;;;;;;;;;……………………………………………..Durante a aula de Hatha Yoga, nos utilizamos de:
Ásanas: exercícios  psicofísicos que fortalecem nosso corpo, aumentando sua agilidade e prevenindo contra várias doenças, inclusive as psicossomáticas. Os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com consciência dos limites do corpo, evitando assim o risco de distensões ou lesões. Os ásanas também atuam no desbloqueio das áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital. Em última análise, as doenças também surgem quando esse fluxo não é adequado.Pranayamas: exercícios respiratórios com finalidades específicas. Entre elas, podemos citar a ampliação da capacidade respiratória, melhorando a absorção do oxigênio; o aquecimento do corpo e a distribuição de energia dentro dele; a redução da aceleração mental e o equilíbrio interior.
Yoganidra : momento de relaxamento físico e mental que visa – entre inúmeros outros benefícios – promover um momento de paz e silêncio interior. Todo o corpo e a mente acomodam e distribuem os estímulos recebidos durante a aula, resultando em tranqüilidade, saúde e bem estar.
Seja qual for o motivo pessoal que inicialmente leve uma pessoa ao encontro do Yoga, o praticante regular acaba descobrindo que o Yoga proporciona muito mais!Segundo a mitologia indiana, o deus Shiva o teria criado para presentear os seres humanos. E nós, aqui no ocidente, finalmente estamos descobrindo que o Yoga é realmente um presente para se viver melhor, ou, em outras palavras, é um presente que nos permitereligar com o que há de melhor dentro de nós!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *